[caption id="attachment_4747" align="alignnone" width="870"] Agência Businnes[/caption]
O Grupo Renault divulgou, na sexta-feira, 30, o balanço de suas atividades financeiras no primeiro semestre deste ano. Como informamos aqui, as vendas globais do conglomerado registraram alta de 18,7% no período, e essa não foi a única notícia positiva anunciada.
De acordo com o informe, a meta de redução de custos fixos de € 2 bilhões, que faz parte do plano estratégico denominado “Renaulution” deve ser atingido com um ano de antecedência, uma vez que a empresa já conseguiu cortar € 1,8 bilhão, sendo mais de € 600 milhões no primeiro semestre deste ano.
“Estes resultados são fruto do nosso plano estratégico Renaulution, que tem como foco a rentabilidade. Esta é apenas a primeira etapa da nossa recuperação, que deve se acelerar com a chegada dos novos veículos que estamos preparando. Faço questão de agradecer a todos os colaboradores, cujo comprometimento nos permitiu atingir estes resultados”, declarou Luca de Meo, CEO do grupo Renault.
A empresa comunicou ainda que o faturamento do grupo nos primeiros seis meses deste ano chegou a € 23,4 bilhões, o que corresponde a um aumento de 26,8% na comparação com o resultado do mesmo período do ano passado. Além disso, a dívida líquida da divisão automotiva do grupo foi reduzida em € 800 milhões (em relação ao valor do primeiro semestre de 2020), sendo contabilizada em € 2,7 bilhões no dia 30 de junho. Já a margem operacional ficou em 2,8% (€ 654 milhões), contra € 1,2 bilhão negativo em 2020.
O grupo também revelou sua projeção para o fim do ano, e apesar das incertezas provocadas pela continuidade da crise dos semicondutores e de outros componentes – que pode acarretar perda de produção da ordem de 200 mil veículos – a empresa afirmou ter como objetivo alcançar uma margem operacional similar à obtida no primeiro semestre.
Agência Busunnes