Siga-nos

Maceió, 19 de abril de 2025

A voz Fm - 87,9

Volvo inicia testes com caminhão elétrico no Brasil

Unidades do FM Electric participam de rotas reais de transportadoras em diferentes regiões do país
Agência Business

A Volvo Trucks iniciou os testes de seu caminhão elétrico, o FM Electric, no Brasil. A montadora firmou  parceria com transportadoras brasileiras para incluir o modelo em rotas reais de operações em diferentes regiões do país.

A iniciativa tem o objetivo de coletar dados técnicos e impressões dos clientes em aplicações típicas do transporte de carga em serviços urbanos e rodoviários.

“Os relatos têm sido muito positivos. Além da ausência total de emissões, os transportadores constatam também grande eficiência energética, inexistência de ruído, baixíssima vibração e alto conforto para o motorista”, garante Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.

Segundo a montadora, os FM Electric são avaliados em rotas fixas, nas quais os veículos são carregados nas fábricas com destino a centros de distribuição.

“Iniciaremos nossa jornada da transformação do transporte pesado no Brasil em aplicações específicas, para gradualmente expandir a tecnologia a outros segmentos”, conta Alan Holzmann, diretor de estratégia e planejamento de caminhões da Volvo.

Caminhão elétrico promete autonomia de 300 km

Com potência equivalente a 660 cv, o novo caminhão elétrico da Volvo promete autonomia de até 300 km. A versão em testes no Brasil tem cavalo-mecânico com peso bruto total combinado (PBTC) de 44 toneladas para ser montado com três motores elétricos combinados a um conjunto de até seis baterias, o que soma capacidade de armazenamento de energia de 540 kWh.

A depender da quantidade de baterias e potência do carregador, a recarga leva de 1h30 a 8h.

A meta da Volvo é reduzir suas emissões de carbono em 50% até o fim de 2030. No primeiro trimestre, a montadora também apresentou sua linha de ônibus Euro 6 no Brasil.

Um chassi pensado para modelos elétricos de ônibus urbanos deve chegar ao país ainda em 2023, mas o investimento em eletrificação de transporte de passageiros não é uma prioridade da Volvo.

Agência Automotive Business

Compartilhe