Siga-nos

Maceió, 4 de abril de 2025

A voz Fm - 87,9

VLT deverá voltar a passar por bairros afetados pela mineração com monitoramento de alta tecnologia

Foto: Secom Maceió

A Defesa Civil de Maceió apontou recomendações técnicas para que o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que teve sua circulação suspensa desde 2020 nos bairros atingidos pelo afundamento do solo em decorrência da mineração de sal-gema, possa retomar a utilização do percurso nestes bairros. A decisão foi tomada após estudos realizados pelo órgão que buscou tecnologias japonesas para chegar à possibilidade de retorno de uso da região para a passagem do veículo.

“A suspensão da utilização dessa região para a passagem do trem afetou também a vida e rotina de muitos trabalhadores que utilizavam esse meio de transporte. E, em busca de tecnologias para minimizar esses impactos, encontramos formas para esse retorno, com segurança que é o mais importante”, ressalta Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió.

Uma equipe de técnicos da Defesa Civil de Maceió, incluindo o coordenador-geral, esteve em novembro deste ano no Japão, com o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT) e também visitou o Railroad Technical Research Institute para conhecer as melhores práticas internacionais no gerenciamento de emergência sísmico ferroviária.

Na oportunidade, que também contou com a presença de técnicos da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a equipe conheceu como funciona o sistema e os métodos de comunicação que são fundamentais para proteger vidas e mitigar os impactos de desastres, no país que utiliza um dos planejamentos mais avançados contra eventos sísmicos no mundo.

“Essas tecnologias já são utilizadas no Japão e trouxeram resultados satisfatórios para o país. E queremos utilizá-las aqui em Maceió para que os impactos desse desastre possam, na medida do possível, serem minimizados”, acrescenta Abelardo Nobre.

Para que a circulação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) seja possível e ocorra de forma segura, o órgão municipal, repassou uma série de recomendações de segurança que devem ser rigorosamente cumpridas.

Ascom Defesa Civil
Compartilhe