As fiscalizações da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), durante a manhã desta quinta-feira (25), resultaram na apreensão de 370 kg de produtos com prazo de validade expirados em supermercados e frigoríficos nos bairros Serraria e Ouro Preto.
Durante a inspeção foram identificadas carnes bovinas, frangos, charques, linguiças, queijo e produtos de laticínios com prazo de validade expirado.
A equipe de fiscalização retirou de circulação os alimentos estragados, a fim de evitar riscos à saúde do consumidor. Segundo o chefe especial da Visa, Airton Santos, os estabelecimentos causadores da infração sanitária vão responder a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor entre R$ 180,00 a R$ 38 mil.
A Vigilância Sanitária de Maceió tem reforçado as fiscalizações de produtos alimentícios que podem ser danosos à saúde do consumidor, a fim de conscientizar os comerciantes que utilizam práticas inadequadas e irregulares de vendas de alimentos.
“Existe um padrão sanitário a ser seguido, sua regulamentação e legislação, diante das apreensões. Também reforçamos orientações referentes aos cuidados na distribuição e manipulação de alimentos, a fim de garantir a saúde da população. Orientamos responsabilidade e um cuidado maior para com a saúde do consumidor, a fim de evitar um problema de saúde pública, os estabelecimentos que não cumprirem os padrões serão penalizados”, destacou Airton Santos, chefe especial da Visa.
Ascom SMS