As unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), localizadas em Maceió, estão com o estoque de sangue baixo para o período carnavalesco. As unidades dispõem apenas de 152 bolsas de sangue para suprir a demanda, que aumenta com a aproximação das festas.
A assistente social do Hemoal, Clycia Pontes, destaca que o estoque deveria ser de 400 bolsas de sangue, no mínimo. “É importante que as pessoas se sensibilizem e realizem as doações que são necessárias, especialmente neste período. Existe um aumento na demanda por sangue em todo o Estado devido às festas, que podem provocar mais acidentes de trânsito e vítimas de violências”, destacou Clycia.
Para atender a demanda durante o carnaval, as unidades do Hemoal em Maceió funcionarão em horário especial. No sábado de Zé Pereira, os Postos de Coleta do Trapiche e da Cidade Universitária, anexo ao Hospital Metropolitano, irão funcionar das 7h30 às 17h. Na segunda, terça e na quarta-feira de Cinzas, o órgão também vai funcionar das 7h30 às 17h.
O jovem José Bezerra dos Santos realizou sua primeira doação no Hemoal. “É um processo rápido e tranquilo. Espero que mais pessoas entendam a importância da doação para a segurança de todos, especialmente durante o carnaval”, lembrou.
Já o José Ailson dos Santos lembrou da importância da doação para todos que precisam de tratamento como ele. “Estou em recuperação de um linfoma que provoca anemia grave e preciso receber sangue como parte do tratamento. Agradeço a toda a equipe do Hemoal que me acolheu sempre muito bem, e aqueles que realizaram esse ato de amor ao próximo que, é a doação de sangue”, declarou.
Agência Alagoas