
A coleta de lixo em Maceió, que já vem sofrendo bastante críticas, foi afetada devido a paralisação nacional que acontece nesta segunda-feira (22). O movimento foi anunciado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Pública e Urbana do Estado de Alagoas (Sindlimp/AL) e deve durar todo o dia.
A mobilização nacional pede a unificação do piso salarial da categoria. A orientação do sindicato é que os moradores não coloquem os resíduos fora de casa durante a paralisação. A população deve aguardar até que os serviços sejam normalizados. O pedido é para que evite o acúmulo de lixo e resíduos nas calçadas e terrenos, evitando a propagação de insetos e outros animais.
A Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana de Maceió (Alurb) informou que está acompanhando a situação e que irá cobrar das empresas responsáveis pela manutenção mínima de 30% do efetivo em atividade, de acordo com a legislação, por se tratar de um serviço essencial.