Siga-nos

Maceió, 28 de janeiro de 2025

A voz Fm - 87,9

Mais de 34% dos habilitados em Alagoas são condutores profissionais

Foto: Fellipe Yuri

Responsáveis pelo transporte de pessoas e mercadorias, os condutores profissionais desempenham um papel vital na logística, mobilidade e desenvolvimento socioeconômico. Em Alagoas, 34,16% dos habilitados possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com observação de exercício de atividade remunerada. Dados do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) indicam que o estado tem 705.639 condutores habilitados, dos quais 244.297 são profissionais.

Ao longo desta semana, em alusão ao Dia do Motorista Profissional, celebrado na quinta-feira (25), e ao Dia Nacional e Internacional do Motociclista, celebrado neste sábado (27), o Detran está realizando uma série de atividades educativas para esse público, a exemplo de palestras sobre direção defensiva, blitz educativa e abordagens aos condutores profissionais de diversos segmentos: motoristas de caminhão, de ônibus, de transporte alternativo, de vans, de aplicativo, de transporte escolar, motofretista, mototaxistas e taxistas.

De acordo com a superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, Sonály Bastos, a data se torna uma oportunidade para reforçar a conscientização sobre a importância de práticas seguras no trânsito, tanto para os profissionais quanto para todos os usuários das vias.

“Os motoristas profissionais enfrentam diversos desafios em seu dia a dia, incluindo longas jornadas de trabalho, condições adversas nas estradas e a pressão para cumprir prazos rigorosos. Por isso, o Detran está promovendo várias atividades para eles”, afirma.

Uma das atividades realizadas foi uma blitz educativa em um ponto de descanso de caminhoneiros, às margens da BR-101, em Rio Largo, nessa quinta (25). Um dos motoristas que participou da ação foi o capixaba Claudinei do Carmo Silva, de 47 anos. Ele parou no local para descansar, já que estava voltando do Norte do país em direção a Vitória, no Espírito Santo. “Essas ações são importantes, porque mostram o quanto a categoria é fundamental para o andamento de diversos setores nas esferas municipal, estadual e federal. A gente se sente valorizado”, declarou.

As ações, que serão realizadas até o dia 31 de julho, contam com vários parceiros: Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e Sest Senat. O Detran, ao lado dos parceiros, também promoveu nesta sexta-feira (26) abordagem aos motoristas de vans e ônibus na Rodoviária João Paulo II, em Maceió. A atividade contou com os mascotes Detranzito e Detranzita, além de um circuito de trânsito, onde os motoristas usavam um óculos que simula embriaguez para ver como os efeitos do álcool prejudicam as condições dos condutores. Esta semana, também foram realizadas palestras sobre direção defensiva e segurança no trânsito para condutores profissionais e motociclistas.

Agência Alagoas
Compartilhe