Volume de veículos emplacados até março superou as 400 mil unidades, segundo dados do Renavam

Os licenciamentos de veículos encerram o trimestre com alta de 16% sobre o volume emplacado no janeiro-março do ano passado. Segundo dados do Renavam acessados por Automotive Business, foram licenciadas até março 471,7 mil unidades.
Os emplacamentos em março chegaram a 199 mil unidades, resultado que representa alta de 35% sobre o volume vendido em março do ano passado. Vale ressaltar que o primeiro trimestre de 2022 foi marcado pela falta de componentes nas linhas de produção de veículos, o que refletiu no desempenho comercial das concessionárias e nos licenciamentos.
De qualquer forma, a notícia pode ser interpretada como positiva, considerando o cenário de crédito adverso enfrentado pelo consumidor pessoa física que pretende comprar um veículo zero quilômetro. Outra interpretação é a sustentação que as vendas para pessoas jurídicas dão para um quadro de emplacamento crescente.
Segundo fonte ligada ao setor de distribuição, houve forte participação dos clientes corporativos nas vendas do trimestre. Nos últimos quatro dias de março, de acordo com o interlocutor, só as locadoras de veículos foram responsáveis por 20 mil emplacamentos.
Na primeira quinzena do mês passado os licenciamentos somaram mais de 80 mil unidades em 11 dias úteis. Volume que já superava, naquele momento, os licenciamentos de veículos das quinzenas de janeiro e de fevereiro.
Agência Automotive Business