Siga-nos

Maceió, 18 de abril de 2025

A voz Fm - 87,9

Hemoal tem estoque crítico e apela por doação de sangue para Feriadão da Páscoa

Foto: Carla Cleto

Faltando pouco para o início do Feriadão da Páscoa, quando historicamente triplicam as transfusões sanguíneas nas maternidades e hospitais, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) dispõe de apenas 24,25% do estoque de sangue necessário.

Diante deste quadro preocupante, uma vez que o órgão deveria contar com no mínimo 400 bolsas, mas, dispõe de 137 nesta segunda-feira (14), mais uma vez o apelo por doações de sangue é reforçado.

A medida ocorre com o intuito de evitar o cancelamento de cirurgias eletivas, previamente agendadas nas unidades vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), bem como não permitir que falte sangue para as transfusões de emergência, quando os pacientes correm risco de morte. Isso porque pacientes feridos em acidentes de trânsito ou que sofrem lesões por arma branca e de fogo são acometidos de hemorragias gravíssimas e dependem do sangue para sobreviver.

“Reforço diariamente que o sangue é um medicamento, mas, ao contrário dos demais, não se fabrica artificialmente e não se compra em farmácia. Para obtê-lo, temos que contar com a solidariedade da população alagoana. Por isso, mais uma vez, voltamos a apelar para que as pessoas doem sangue antes da Páscoa. Precisam apenas ter boa saúde, idade entre 16 a 69 anos e peso mínimo de 50 quilos”, conclama a diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes.

Agência Alagoas
Compartilhe