Cultura é a junção de comportamentos, tradições e conhecimentos de um povo, incluindo a língua, as comidas típicas, as religiões, a música local, dança, artes, vestimenta, entre inúmeros outros aspectos. E para celebrar a cultura popular, a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Cultura está promovendo no mês do Folclore o Festival Cultural – Cultura que Encanta Coruripe.
O evento começou no último sábado (21) no Mercado Público, com as apresentações das Caboclinhas do Pontal, Banda de Pífano São José, Xaxado Cultivando Raízes e Mané do Rosário. E, na quinta (26), o Festival visitou o distrito de Barreiras levando muita alegria e animação com apresentações das Baianas Praieiras, Grupo Gym Dance, Grupo Dançolê, Cia de Dança Fulanos e a Banda de Música José de Azevedo Vasconcelos.
Juliana Leite, neta da mestra das Baianas Praieiras, Maria do Padeiro, considera essas ações de incentivo à cultura popular muito importantes.
“O Festival tem sido fundamental para incentivar e resgatar a cultura popular em nossa cidade. Hoje a comunidade de Barreiras teve a oportunidade de prestigiar os grupos daqui e outros que se não fosse esse evento talvez essas pessoas nunca assistissem”, destacou.
O momento contou com exposição de artesanato local, produzido pelas integrantes da Associação de Mulheres de Barreiras (AMUBS), além de um stand com empréstimos de livros.
“Estamos felizes com essa iniciativa da Prefeitura de valorizar e incentivar as diversas manifestações culturais existentes em nosso município. O Festival, além de levar alegria e entretenimento, ajuda na geração de renda, através da exposição dos artesanatos onde fechamos vendas ou pela comercialização de lanches e outros produtos no entorno do evento. Esperamos que essas ações aconteçam sempre”, pontuou Mônica Souza, integrante da AMUBS.
A última etapa do festival acontece no sábado (28), em duas localidades. Mais uma vez feirantes e clientes do Mercado Público Municipal poderão prestigiar belas apresentações culturais, a partir das 08h, com as Baianas do Pontal, Coco de Roda Cultivando Raízes, Grupo Zumbi de Capoeira, Axé do Meu Ilê e Fanfarra Dom Constantino Luers. Já na Feira Livre de Pindorama, as apresentações começam às 11h, na programação o Grupo GYN Dance, Ballet Municipal de Coruripe e Coco de Roda Cultivando Raízes.
O gerente de Fomento Cultural da Secretaria de Cultura, Alan Oliveira, explicou que o Festival tem sido uma importante ferramenta de resgate de grupos culturais que estavam desativados.
“A arte e a cultura são essenciais para a sociedade, para o conhecimento e o desenvolvimento da população. Levar a cultura popular em forma de apresentações para diferentes pontos da cidade é oportunizar mais pessoas a conhecer nossa história. Através do mapeamento realizado pela secretaria conseguimos resgatar alguns grupos culturais que estavam desativados, como as Caboclinhas e as Baianas do Pontal, para uma gestão comprometida com a cultura é muito gratificante poder contribuir com o fortalecimento desses grupos tanto na parte estrutural, quanto logística”, concluiu.
Ascom Coruripe