Qual tem sido sua relação com os meios de comunicação virtuais? O que mudou na sua rotina nos últimos anos, especialmente após o isolamento social decretado a partir da pandemia da Covid-19? Quais temas mais se fizeram presentes nesses ambientes mediados pelas tecnologias da informação e comunicação? Essas reflexões certamente vão surgir na sua mente ao assistir o espetáculo “Oi, vocês me escutam?”, que terá estreia virtual no próximo dia 15 (quinta), às 20h.
Artistas de Alagoas, Rio de Janeiro e Bahia se juntaram na construção virtual de um espetáculo teatral que terá quatro exibições neste mês de dezembro na plataforma Youtube. Após cada exibição, o público poderá interagir com o elenco em bate papo ao vivo.
O Teatro Jornal, que é parte do Teatro do Oprimido desenvolvido por Augusto Boal, é a base da construção do “Oi, vocês me escutam?”. Trata-se de uma técnica para leitura crítica dos meios de comunicação, o que é feito a partir de análises de manchetes e notícias veiculadas em jornais.
O projeto é uma iniciativa do Laboratório Alagoano de Teatro do Oprimido (Lato), com apoio financeiro do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal.
Enredo
O aumento do uso dos meios de comunicação virtuais foi um dos impactos da Pandemia da Covid-19 na sociedade. Se já era uma prática que estava em alta expansão, a política do isolamento social trouxe a urgência da transição tecnológica. Viu-se um campo onde as relações de trabalho, pessoais, familiares, de cuidados com a saúde migraram pro ambiente virtual com muita rapidez.
“Esses ambientes virtuais vão ser muitas vezes o cenário no qual a gente vai buscar enfrentar não apenas a crise sanitária mas também a crise social que havia se instalado no país mesmo antes da pandemia, com o aumento do desemprego e da fome”, contextualiza Udson Araújo, diretor do espetáculo. As cenas, cuja gravação foi feita a partir da plataforma Zoom, retratam vivências e debates cada vez mais recorrentes nas novas rotinas de boa parte da população mundial.
Foram três meses de trabalho envolvendo estudos e debates entre a equipe, ensaios, gravações e edição, tudo construído em salas do Zoom. A intenção foi “analisar esses novos meios que estão cada vez mais inseridos no nosso cotidiano, incluindo a discussão sobre as fakes news, a manipulação e a desinformação”, adianta Udson.
O espetáculo será exibido em duas partes e todas as exibições contarão com o bate papo com a equipe. As sessões vão acontecer dias 15 e 16 de dezembro e dias 19 e 20, sempre às 20h.
Assessoria