
A Defesa Civil de Maceió tem como principal objetivo proteger e salvar vidas, atuando para prevenir acidentes e eliminar riscos em áreas de vulnerabilidade na cidade. Uma das medidas adotadas para garantir a segurança da população é a interdição de imóveis.
De acordo com Julio Normande, engenheiro civil da Diretoria de Operações da Defesa Civil de Maceió, a interdição de imóveis é uma medida crítica, utilizada somente em casos extremos, quando realmente não existe a possibilidade da permanência do morador no imóvel, devido a um alto risco.
“A interdição pode ser permanente, quando o morador não pode mais voltar ao imóvel; temporária, quando o morador pode retornar após condições restabelecidas; ou parcial, quando existe um risco apenas em parte do imóvel”, explica o engenheiro.
A interdição é realizada devido a risco de colapso no imóvel, o que pode estar associado a problemas estruturais da edificação ou a riscos externos, como no caso de deslizamento de solo.
Os agentes do da Defesa Civil Municipal realizam uma análise minuciosa para cada caso, pois a interdição deve ser o último recurso utilizado.
Após a identificação do risco, a Defesa Civil de Maceió emite um auto de interdição e encaminha a família para a Diretoria Social, que faz as orientações e apoio necessários à família atingida.
Moradores das áreas de risco podem acionar a Defesa Civil de Maceió ligando gratuitamente para o número 199. Uma equipe irá ao local avaliar a residência e verificar quais soluções viáveis para cada caso.