Prefeitura da capital paranaense negocia com a empresa Chinesa EHang a operação comercial dos eVTOLs

Os tão sonhados “carro voadores” estão cada vez mais perto de virar realidade e um deles já tem lugar e data para decolar: a cidade de Curitiba, em março. A capital paraense vai sediar o primeiro voo de eVTOL (aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical) da EHang na América Latina e negocia com a empresa chinesa a operação de viagens para o público geral.
A prefeitura planeja fazer a primeira demonstração do eVTOL, ainda sem tripulantes, durante a 4ª edição do Smart City Curitiba Expo. O congresso é realizado 22 e 24 de março, no Centro de Eventos do Parque Barigui.
Curitiba autoriza estudos para viagens com carro voador
Na quinta-feira, 19, o prefeito Rafael Greca (PSD) recebeu em seu gabinete os sócios da AT Global, representante da EHang no Brasil, para debater a proposta. Greca permitiu que a empresa realize estudos de viabilidade para mobilidade aérea urbana que vai permitir operações comerciais futuras e instalação de vertipontos.
“Fomos apresentados ao eVTOL e nós, como cidade inovadora, autorizamos os estudos para que este tipo de veículo faça um percurso nos céus curitibanos”, disse o prefeito.
Para operar, no entanto, a EHang precisará do certificado de regulamentação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para suas aeronaves verticais.
Segundo o CEO da AT Global, Alexandre Dalto, o perfil de “cidade inteligente” de Curitiba tornou a capital do Paraná a “escolha ideal” para começar as viagens com o carro voador da EHang.
A empresa chinesa já atua no mercado com o modelo EH216 AAV para voos tripulados com dois passageiros. Testes com os eVTOLs foram feitos em diversos países, incluindo China e Estados Unidos. Na semana passada, o EHang 216 foi testado na Espanha com o objetivo de ajudar em missões de emergências da polícia.
Vertiponto para o carro voador em Curitiba
A prefeitura foi apresentada também à proposta de um vertiponto em Curitiba, projeto criado pela fundadora da Arquitetare, Elaine Zanon. Inicialmente, a estrutura seria instalada no Parque Barigui para sobrevoos no parque e para dar grande visibilidade ao novo modal de transporte.
Agência Automotive Business