As ruas do Vergel do Lago foram ocupadas de alegria, literatura e aprendizado nesta sexta-feira (29), com a Festa Literária do bairro, no segundo dia da Flivergel. Após um show de abertura que embalou as ruas, a Prefeitura de Maceió levou palestras, autores e atividades para os estudantes da rede municipal de Educação e para a comunidade.
A abertura do evento, na quinta-feira (28), contou com a presença dos secretários municipais de Educação, Rogério Lima, de Assistência Social, Carlos Jorge e do presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), João Lyra, além de coordenadores e diretores das pastas.
O homenageado da edição foi o professor Edson Bezerra, autor do Manifesto Sururu, que esteve presente na solenidade. “Por muitos anos, o Vergel foi um bairro esquecido, que era tido como um lugar sem harmonia, sem amor. Hoje, vemos o olhar de cada um de vocês brilhando aqui e isso é muito gratificante. Serão dias de cultura, diversão e lazer para o Vergel do Lago”, disse Rogério Lima na ocasião da abertura.
A programação buscou contemplar estudantes de todas as idades, com atividades lúdicas, contação de histórias, palestras sobre temas pertinentes, como os direitos das crianças e dos adolescentes, e oficinas de dança. Houve mesas e debates sobre temas histórico, como o bicentenário da independência e discussões relativas à participação da mulher na política.
Os estudantes da rede municipal aprovaram o momento, onde puderam aprender enquanto brincam e se divertem fora da sala de aula. Yasmin Araújo, do 5º ano da Escola Municipal Rui Palmeira, sede das atividades da Flivergel, disse estar empolgada com o evento. “Nunca tivemos um evento desse, e é muito bom participar dessas atividades, brincar com meus amigos”, conta a estudante.
A estudante Luzia Torres, da Escola Municipal Arnon de Mello, no Jacintinho, é aluna da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai). Ela diz estar amando a programação. “Sou de Pernambuco e não quero sair de Maceió nunca mais, estou amando. Estamos aprendendo muita coisa aqui sobre nossa história e cultura que eu não sabia”, disse, tecendo elogios aos professores que participam do evento.
A programação da Festa Literária do Vergel do Lago segue neste sábado (30) com outras mesas redondas e apresentações culturais de grupos locais, que prometem embalar o fim de semana às margens da Lagoa Mundaú.
Ascom Semed