Ações criminosas consecutivas, no período de suas semanas, furtaram cabeamentos que alimentam a rede de iluminação pública no trecho do viaduto da antiga PRF, no Tabuleiro do Martins, parte alta da capital alagoana.
Há duas semanas, as equipes da Ilumina trabalham todos os dias no local para solucionar os problemas causados pelas ações dos criminosos. Mesmo com a utilização de cabos de alumínio para evitar novos roubos, houve registros de furtos após a mudança.
Segundo os técnicos da Ilumina, foram furtados mais de 15 mil metros de fios e cabos de cobre. Mais de sete mil metros de cabeamento foram reinstalados, mas a reincidência dos furtos dificulta o pronto e pleno restabelecimento da iluminação pública do local.
A ação criminosa traz prejuízos à população, pois o local fica sem iluminação até que os equipamentos sejam reinstalados e também ao erário público, uma vez que há aquisição de novas peças para repor o que foi furtado. O número alto em metros dos equipamentos furtados se dá porque os cabos para a condução da rede de iluminação passam, em um mesmo trecho, em três diferentes fases.
A Prefeitura de Maceió, por meio da Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), registrou Boletim de Ocorrência e aguarda investigação para que os criminosos sejam responsabilizados.