
Após as fortes chuvas que atingiram a capital desde sábado (17) até a última quarta-feira (21), a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) já retirou cerca de 339 toneladas de lixo da foz do Riacho Salgadinho, na Praia da Avenida. Os entulhos são provenientes dos descarte irregular que acontece em toda a cidade.
Durante o período chuvoso, o serviço é ampliado no local devido à grande quantidade de resíduos que acabam indo parar na faixa de areia, levados pelo córrego junto com as águas pluviais.
Contando com a ajuda de máquinas, os agentes de limpeza da Autarquia trabalham intensamente na varrição e recolhimento de itens como latas, garrafas de vidro, garrafas PET, plásticos em geral e até volumosos, como sofás, camas e colchões.
O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, entende que a ampliação é necessária, tendo em vista a quantidade de lixo que é levado pelas águas pluviais.
“Durante o período chuvoso fica complicada a situação da foz do Riacho Salgadinho, pois muito lixo é arrastado pelas águas. A prática do descarte irregular realizada na cidade prejudica nosso trabalho e ofende o meio ambiente”, disse.