
Dois grupos que integram a Defesa Civil de Maceió estiveram, nesta segunda-feira (13), nas cidades de Marques de Souza, Cruzeiro do Sul e Estrela, situadas no Rio Grande do Sul, e que foram atingidas pelo desastre de chuvas e inundações no estado. Os agentes percorreram as áreas atingidas dos três municípios gaúchos para identificar danos em escolas, hospitais e em residências da região.
“As cidades estão muito destruídas, algo como eu nunca vi antes. Mas é admirável como as pessoas estão sendo resilientes. A nossa ajuda está sendo muito necessária”, relata Gabriel Rosemberg, agente de redução de risco e operador de drone, que fez aerolevantamento nas cidades de Cruzeiro do Sul e parte da cidade de Estrela.
O trabalho desenvolvido pela equipe permitirá mapear as áreas atingidas, a fim de alcançar duas soluções. Primeiro, identificar em quais regiões são seguras para que a população retorne para limpar as residências e retomar a vida. Segundo, identificar imóveis que poderão ser reconstruídos para solicitar, junto às prefeituras dos municípios atingidos, recursos do Governo Federal.
No bairro Tamanduá, na cidade Marques de Souza, a moradora Estela Kaiser agradeceu à Defesa Civil de Maceió pelo trabalho realizado no local. “Agora posso ficar mais tranquila, pois o geólogo que está na equipe avaliou o risco e viu que não há possibilidade de ocorrer outro deslizamento agora, aqui onde estamos alojados. Estou muito grata por ver a Defesa Civil de Maceió aqui e saber que vocês se importam com a gente”, revelou emocionada a moradora, que perdeu sua residência e está em um dos locais de acolhimento.
Nos próximos dias, os planos de trabalho continuarão sendo executados para continuar os levantamentos nas cidades atingidas.
Ascom Defesa Civil