A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) apreendeu, na manhã desta terça-feira (9), em um supermercado localizado no bairro Serraria, 1.000 kg de carnes fora do prazo de validade. A fiscalização de rotina, que ocasionou a apreensão dos produtos impróprios para consumo, tem por finalidade diminuir os riscos e garantir a saúde do consumidor.
Entre os produtos apreendidos com a validade expirada foram encontradas carnes de porco e charques disponibilizados para serem comercializados. O estabelecimento foi autuado e de acordo com o chefe especial da Visa, Airton Santos, os representantes deverão responder a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor entre R$ 180,00 a R$ 38 mil, no caso de reincidência de infração.
“A grave infração sanitária representa um elevado risco à saúde da população, por isso é imprescindível checar a validade ao adquirir quaisquer produtos, principalmente os alimentos e bebidas”, destacou.
Durante a inspeção e consequentemente autuação do estabelecimento, orientações sobre os padrões e exigências sanitárias foram reforçadas, a fim de conscientizar os comerciantes. O produto apreendido foi descartado no aterro sanitário da capital.
Ascom SMS