O Governo Federal, através do Ministério da Saúde (MS), anunciou que o imunizante contra dengue será incorporado ao Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do ano de 2024. A vacina, que tem eficácia comprovada, será inicialmente disponibilizada em regiões consideradas críticas em número de casos da doença e, posteriormente, será ofertada em larga escala, quando, então, chegará a Alagoas.
O MS divulgou que estão previstas a distribuição de 5 milhões de doses em 2024, entre fevereiro e novembro, sendo a definição das estratégias de vacinação divulgadas na primeira quinzena do próximo ano. O esquema vacinal é composto por duas doses, sendo destinada a pessoas de 4 a 60 anos de idade, independentemente de exposição prévia.
O imunizante, que recebeu o nome Qdenga, tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com indicação para prevenção de dengue causada por qualquer sorotipo do vírus. A vacina é aprovada para a prevenção da dengue nos países da União Europeia (UE)/Espaço Económico Europeu (EEE) – incluindo todos os Estados-Membros da UE e Irlanda do Norte, bem como países do EEA (Islândia, Liechtenstein, Noruega) e Grã-Bretanha. Nestes países a orientação é vacinar os viajantes para áreas endêmicas.
“O Ministério da Saúde avaliou a relação custo-benefício e a questão do acesso, já que em um país como o Brasil é preciso ter uma quantidade de vacinas adequada para o tamanho da nossa população. A partir do parecer favorável da Conitec [Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS], seremos o primeiro país a dar o acesso público a essa vacina, como um imunizante do SUS”, ressaltou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Agência Alagoas