As obras de revitalização do Mercado do Artesanato, localizado no bairro Levada, estão 80% concluídas. A reforma está sendo realizada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), com o objetivo de valorizar os artesãos locais, resgatando a cultura e trazendo mais visibilidade para o mercado.
A torre e as fachadas do equipamento público foram recuperadas por meio do edital do projeto “Colorir é Legal”, da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). A obra na área interna também avançou, com reformas nos banheiros, construção de rampas de acesso, além da construção de uma gruta e boxes anexos para a comercialização de comidas típicas no pátio central.
O secretário adjunto da Semtabes, Maurício Filho, visitou o local nesta sexta-feira (3). Ele explica que a reforma seguirá sendo executada pelas equipes do órgão.
“Essas obras são uma forma de trazer ainda mais visitantes para o Mercado do Artesanato, que agora está mais atrativo, mais bonito. Isso muda a vida dos permissionários, atrai o consumidor e fomenta a economia da região da Levada”, afirma Maurício.
As próximas etapas da obra seguem com a ampliação do estacionamento para visitantes na frente do local, do estacionamento dos permissionários na parte de trás, recuperação das colunas de sustentação e recuperação do piso do pátio.
O Mercado do Artesanato abriga 260 permissionários e é considerado o maior centro de artesanato do estado. Entre as lojas, são disponibilizados materiais em palha, cerâmica, barro, couro, lojas de roupas e acessórios, artesãos que trabalham com filé, lojas de variedades, lanchonetes e restaurantes. O local funciona das 7h às 17h de segunda-feira à sábado e aos domingos das 7h às 12h.
Ascom Semtabes