
A Polícia Militar de Alagoas tem um novo comandante-geral. A solenidade de passagem de comando ocorreu durante solenidade militar realizada na manhã desta quinta-feira (19). O evento também marca um episódio histórico: a assinatura do novo Quadro Organizacional (Q.O.) das instituições militares (PM e Corpo de Bombeiros).
Durante o ato presidido pelo governador do Estado, Paulo Dantas e na presença do secretário de Segurança (SSP), Flávio Saraiva, o Coronel Wellington Bittencourt Maranhão de Araújo transmitiu o cargo ao Coronel Paulo Amorim Feitosa Filho.
O Coronel Paulo Amorim tem como subcomandante-geral o Coronel Gerônimo do Nascimento. A nomeação foi publicada na Edição do Diário Oficial do Estado no último domingo (15). Já a cerimônia tradicional aconteceu no pátio da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), no Trapiche da Barra, em Maceió, e foi acompanhada por autoridades civis e militares, diante da representação da tropa formada comandada pelo major Jefferson Canuto, acompanhada pela Banda de Música da PM e com transmissão ao vivo pelo Instagram @pmal.oficial.
Após um ano e quatro meses à frente da briosa, o comandante-geral sucedido, Coronel Wellington Bittencourt juntamente com seu subcomandante, Coronel Thúlio Emery, agora assumem uma nova missão. O primeiro é o novo Ajudante-geral; já o segundo é o atual corregedor-geral da PM, função que já ocupou anteriormente.
Em suas palavras, o gestor da SSP, Flávio Saraiva, falou sobre as perspectivas estratégicas para a Segurança Pública no Estado de Alagoas, agora sob sua condução, enfatizando que as ações contarão com a participação efetiva da PM sempre de forma integrada às demais forças.
Sobre a transição, o governador enfatizou que os coronéis que agora deixam a condução da Instituição já estão marcados na História da Polícia Miliar e desejou sorte e compromisso ao Coronel Paulo Amorim: “Seja sempre um comandante próximo e que ouve a tropa e a sociedade. Empregue sua energia para promover ainda mais paz ao povo de Alagoas”, disse o chefe do Executivo estadual.
Dantas destacou que a Segurança Pública é prioridade na gestão e que a PM faz parte do novo cenário que Alagoas vivencia, diferente de um passado recente, quando o estado figurava entre um dos territórios mais violentos do País. “Os senhores realizaram uma grande transformação. Foi com empenho e dedicação de vocês que passamos a ser o estado que mais reduz a violência e mais promove paz e bem-estar para a sociedade. Meu compromisso é realizar os investimentos devidos, para que as polícias continuem atuando de forma integrada, com estrutura e equipamentos necessários à modernização da máquina pública para que tenham condições de estancar o crime de forma célere”.
Também durante cerimônia militar, governador Paulo Dantas sancionou a Lei que atualiza a organização interna da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, o chamado Quadro Organizacional (Q.O) – uma demanda muito aguardada pelas tropas.
Ascom PMAL