O acesso ao esporte e a arte é um elemento que ao fazer parte da vida de um indivíduo, promove, junto ao lazer, o processo de descoberta e desenvolvimento dos diversos conhecimentos humanos. Por esta razão, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), somou iniciativas para enriquecer o ambiente escolar de toda a rede, com eventos e projetos culturais em suas programações.
A música enquanto expressão do nosso inconsciente coletivo é capaz de harmonizar os ambientes, dar o peso certo às situações e até auxiliar no aprendizado sobre os diversos temas da vida. Neste ano, o setor de ação cultural da Coordenação Geral de Projetos Suplementares contou com um grupo musical idealizado justamente para dar vida a grande parte dos eventos relacionados à educação.
“O grupo Educanto fez parte de diversos eventos durante esse ano, inclusive de um projeto memorável, em parceria com o Procon, o Procon Mirim”, lembra Lívia Lima, coordenadora de Projetos Suplementares.
O Procon Mirim foi um evento realizado nos dias 6 e 7 de outubro, que reuniu alunos do 3º ao 5º ano da Escola Doutora Nise da Silveira, localizada no bairro do Antares. O projeto conscientizou e forneceu informações sobre os direitos do consumidor diante de paródias cantadas, cartilhas ilustradas, palestras e uma simulação de fiscalização em um supermercado da parte alta. E por fim, premiou os alunos, que participaram da dinâmica da simulação, com certificados de Fiscais Mirins do Procon.
Eduardo Conceição, de 10 anos, é aluno do 5º ano e conta que aprendeu muito com o Procon Mirim e que vai levar o conhecimento para casa. “Vou dizer à minha mãe pra ela olhar sempre a validade, os prazos e os preços das coisas, vendo se está certo ou errado”, afirmou.
“Nós visamos colocar esse projeto para acontecer durante o ano de 2022, com duas escolas selecionadas por mês a partir de janeiro. Para fazer do mesmo jeito: A visita ao supermercado, eles fazendo essa simulação do Procon e assistindo a apresentação musical do grupo Educanto”, declarou a coordenadora.
Durante o período de distanciamento físico, o projeto Mandala Pró-Cultura, desenvolvido pelo setor de ação cultural da Coordenação Geral de Projetos Suplementares, promoveu diversas visitas virtuais à exposições artísticas, assim como ao Teatro Deodoro, de forma presencial. Através de exposições e apresentações artísticas, o projeto apresentou novos ambientes, ideias e culturas aos alunos. E atualmente tem expandido suas ações a visitas presenciais, seguindo os devidos protocolos sanitários.
Louise Vitória, de 11 anos, aluna da Escola Pompeu Sarmento, conta sua experiência de visitar uma exposição virtual. “Fomos para um museu online e tinham várias artes legais, onde todos faziam comentários e análises sobre o formato e as cores das obras. Só tinha ido presencialmente a um museu quando era pequena. Foi legal ver um pouco de arte durante a pandemia e eu, com certeza, iria novamente, pois gostei bastante”, disse.
Ascom Semed